O preço de referência para contratos de energia elétrica no Sudeste/Centro-Oeste se manteve estável na semana, com leve alta de 0,04%. O valor, que passou para R$ 140,39/MWh, é referente ao período de outubro a dezembro de 2016.
Na comparação com o mês passado, houve queda de 11,03%, e, em relação ao mesmo período do ano passado, o preço ficou 41,16% menor, de acordo com o Boletim Semanal da Curva Forward, elaborado pela consultoria Dcide.

Para o indicador de longo prazo, houve mudança no período de referência, como acontece em toda primeira semana de setembro. O intervalo a ser considerado agora compreende os anos de 2018 a 2021, e o efeito dessa mudança sazonal não foi expurgado.

O preço de longo prazo caiu 2,03% na semana, para R$ 155,16/MWh. Já na base mensal, o índice teve aumento de 2,82%. Na base anual, por sua vez, houve baixa de 10,09%.

O documento é elaborado a partir de dados de 48 agentes do mercado livre, entre os mais comercialmente ativos, apurados semanalmente pela consultoria. As curvas de preço são validadas por modelo matemático, que elimina distorções, e por comitê.

Fonte: Brasil Energia